domingo, 3 de julho de 2011

Glamour na pele

Indústria cosmética usa pedras e metais preciosos como ingredientes para produtos que prometem deixar o corpo mais belo




“Todos nós podemos admirar uma garota com um diamante de 30 quilates, mas a nova maravilha é semipreciosa.” Foi com essa afirmação que a marca canadense de cosméticos MAC lançou a sua nova coleção de maquiagem, a Semi Precious. Na prática, trata-se de sombras, pós e blushes que levam matérias-primas nobres em sua formulação, como pedras semipreciosas brasileiras. A composição de quilates desses e outros produtos só reforçam a ideia de que tratar do corpo e da pele não é apenas uma questão de cuidados, está cada vez mais relacionado ao glamour e ao prazer de usar cosméticos mais e mais sofisticados e valiosos.
“A indústria cosmética é a indústria da inovação. Ela é a mais sensível a mudanças de comportamento e às inovações tecnológicas”, avalia o diretor da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) Emiro Khury. Justamente na busca por novidades, a formulação dos produtos está cada vez mais diferenciada, o que não significa que sejam mais eficientes do que as mais comuns, já disponíveis no mercado. “Cerca de 90% dos produtos cosméticos que são lançados como inovadores, na verdade são releituras do que já se conhece. Muda a matéria-prima, mas a ação é a mesma”, explica o farmacêutico.


A ação até pode ser a mesma, mas não se pode negar que uma lista de ingredientes mais nobres não some pontos a um cosmético. Um exemplo simples: qualquer proteína, como a do leite, tem o poder de hidratar a pele. Mas quem prefere associar a hidratação ao uso de produtos mais requintados pode cuidar da pele com caviar em forma de cremes. Só não existe nada mágico. “O caviar é uma proteína, e toda proteína é um hidratante, que reduz a aparência das rugas na pele ao deixá-la menos ressecada”, explica a professora do curso de estética e cosmética do Iesb, a farmacêutica Carla Francini Hidalgo, especialista em cosmetologia.


Fonte: htttp://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2011/06/23/interna_revista_correio,258177/glamour-na-pele.shtml

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