terça-feira, 2 de agosto de 2011

Baixa umidade do ar exige cuidados com a pele

Na tentativa de compensar a baixa umidade, a pele perde a capacidade de retenção hídrica na derme, ou seja, perde parte de sua hidratação natural. Com isso, a pele torna-se extremamente ressecada, com áreas de descamação e uma sensação desagradável de prurido, ou seja, coceira. Esse ressecamento cutâneo, além de provocar um aspecto esteticamente desagradável à pele, resulta na piora de eczemas e dermatites. O prurido gerado por este ressecamento provoca a repetição da coceira, resultando em diversas lesões, que futuramente podem se tornar manchas.


Além disso, esta desidratação profunda aumenta a probabilidade de infecções cutâneas, até pela própria contaminação com as unhas, durante o ato de coçar-se. Os efeitos da baixa umidade relativa, somados ao excesso de poluição ambiental, gera maior produção de radicais livres que, além de diminuírem a produção natural de colágeno e elastina da pele, provocam a degeneração destas fibras.

"Para evitar a flacidez, causada por esta degeneração, é muito importante hidratar a pele. Manter o consumo de dois litros e meio de água, sucos e chás por dia, ajuda a balancear o ar seco", explica Cristiane Braga, médica especialista em dermatologia, medicina estética e tricologia.

"Além disso, acrescentar mais frutas no cardápio diário ajuda a tentar compensar a desidratação, pois as frutas tem grande concentração de água e de substâncias anti-oxidantes como betacaroteno, licopeno, luteína e vitaminas C e E", completa. Mas, não pára por aí, um creme corporal com maior capacidade hidratante também é essencial à base de uréia, algum óleo vegetal (rosa mosqueta, sementes de uva, macadâmia) e um anti-oxidante. É importante ser exigente com a fotoproteção mesmo em dias mais frios.

A dermatologista ainda orienta a utilização de filtro solar em todas as áreas expostas (face, colo, mãos, braços) com um fator acima de 20. Evitar a exposição entre às 10h e 17h também é uma medida saudável. Por fim, a especialista indica alguns cuidados essenciais como:

Usar um sabonete hidratante no banho e, se possível, apenas nas áreas íntimas e axilas; Tomar banho com água morna – quanto mais quente, mais aumenta o ressecamento da pele; Permanecer no máximo cinco minutos no banho. E, tomar apenas um banho por dia; Utilizar aparelhos umidificadores de ambiente; Evitar a coçadura, pois aumenta a chance de infecções da pele.

Fonte: Dra. Cristiane Braga – médica especialista em dermatologia, medicina estética e tricologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário